[o município hoje] [patrimônio cultural] [meio ambiente] [turismo]

Atrações turísticas, cultura e meio ambiente

Atrativos Naturais

Chapada do Araripe - a 10 km da sede. Possui aproximadamente 180Km de extensão por 40 km de largura. Sua altitude é de aprox. 900 m, uma das maiores formações geológicas do estado. Sua formação granítica permeável de encontro ao sopé com sua camada impermeável constitui o maior lençol d''água subterrâneo desse tipo, no mundo. Ela está dividida em 3 setores: exploração agrícola, pecuária e a Floresta Nacional Araripe-Apodi.

Floresta Nacional do Araripe - É composta de uma imensa variedade de vegetais. Sua planície oferece riquíssima vida silvestre e uma variedade espécie de pássaros. Encontram-se também as antigas instalações do Aeroporto de N. Senhora de Fátima, área esta que é usada para passeios e piqueniques, etc. Nascente, a 7 km da sede, distrito Lameiro, Sítio Luanda, Balneário A Turbina. Cascata , com uma queda d''água de aprox. 12 m de altura, situada no rio Batateira, nas proximidades do Sítio Rosto. Propicia excelente banho e uma paisagem pitoresca. Toca do Pajé , Sítio Bucaina, a 1 km do Clube Serrano, ambiente agradável, banho de bicas e piscinas de água corrente.

Artesanato

Em Crato o visitante encontra artesanato em couro, cipó, madeira, tecidos, metal, doces e licores de frutas tropicais. Pontos de Comercalização Artesanal do Município: - Associação dos Artesãos do Crato - Fone: (88) 521.3882 - Oficina de Artesãos do Crato - Fone: (88) 521.0008

Arquitetura Antiga

Igreja da Sé
Matriz de Nossa Senhora da Penha.

Palácio Episcopal
Sede da Diocese do Crato; local onde nasceu o Padre Cícero.

Casa do Júri

Teatro Raquel de Queiroz
Construído em 22 de maio de 1978.

Gruta de Lourdes
Construída em 1938.

Cristo Redentor
Localizado na Praça Francisco Sá.

Estação Ferroviária
Inaugurada em 8 de novembro de 1926; obra arquitetônica de rara beleza, foi marco do desenvolvimento do Crato.

Seminário Diocesano São José
Primeiro estabelecimento de ensino religioso do interior do Nordeste, que foi responsável pela formação de inúmeros intelectuais e figuras do alto clero cearense.

Cruz do Século
Tosco monumento de madeira, colocado na primeira hora do séc. XX em homenagem a transição do século.

Áreas de Recreação

Clube Recreativo Granjeiro,
município de Granjeiro, fonte própria, piscina, sauna, quadra polivalente, som ambiente, campo de futebol gramado, grande área verde, salão de jogos, restaurante, chalés e apartamentos para temporada, 12 ha de área, fontes e bicas naturais, temperatura oscilando em torno de 25ºC, festas-Carnaval, Festa do Hawai.

Crato Tênis Clube,
8.338 m2, bairro do Pimenta, parque aquático, parque infantil, quadra polivalente, área de lazer, restaurante, salões de dança, banho de bica.

Itaytera Clube,
Sítio Luanda, a 7 km da sede, vegetação exuberante e clima agradável, parque aquático abastecido pela nascente do Rio Batateiras, com água cristalina e pura, duas piscinas, campos de futebol e volei, dois pavilhões sociais, cantina, bar, restaurante, amplos jardins, áreas gramadas e arborizadas.

Serrano Atlético Cratense,
a 6,5 km da sede, localizado em altitude superior a 700 m, duas piscinas de água natural e límpida, banho de bica, amplo pavilhão social, restaurante, serviço de bar, grandes áreas gramadas, jardins, campo de futebol, parque infantil.

Instituições Culturais e de Pesquisa

Museu de História Natural da URCA (Museu de Fósseis) - seções de paleontologia, geologia, botânica, zoologia e ecomuseu.

Museu de Arte Vicente Leite (telas e esculturas) - Fundado em 1970, possuindo uma coletânea de quadros dos artistas: Sinhá D''Amora, Celita Vaccani, Pedrosa

Museu Histórico José de Figueiredo Filho (967 peças) - antiga casa da Câmara do Crato, construída em 1883; o museu foi fundado em 1993.

Centro de Pesquisa Paleontológico da Chapada do Araripe (1000 peças) - Prédio mais antigo do Crato, onde funcionou a Câmara de Senado do Crato.

Eventos

Festa da padroeira Nossa Senhora da Penha (1/9)
Carnaval
Semana do Município (21/7)
Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (jul)

Manifestações Folclóricas

São João (junho) Bandas Cabaçais

(Fonte de Pesquisa - SETUR)