Arranjos Produtivos Locais (APLs)

 

O mapeamento abaixo sobre os APLS apresenta os resultados das viagens e visitas de reconhecimento efetuadas pelas equipes do Centro de Estratégias de Desenvolvimento-CED do Ceará, Instituto de Pesquisas e Estratégias Econômicas-IPECE e da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Local e Regional-SDLR nas localidades que apresentam indicadores de aglomerações produtivas especializadas.

 

O mesmo contou com o trabalho “Identificação e Mapeamento das Aglomerações Produtivas Especializadas no Ceará: pistas para identificação de Arranjos Produtivos Locais (APLs)”, realizado pelo IPECE, como referência balizadora para a realização do trabalho de campo. Mas não só, tendo em vista que grande parte das aglomerações produtivas no Ceará tem um caráter informal, foram também levados em conta informações e relatos fornecidos por técnicos do Sebrae e por gerentes dos escritórios de desenvolvimento regional da SDLR.

 

O objetivo dessas viagens e visitas de reconhecimento tem sido o de superar os limites colocados pelos dados secundários, originados da RAIS, cuja principal informação é o trabalho formal, com carteira assinada. Como se sabe, esse nível de informação não permite perceber as relações internas estabelecidas entre os agentes produtivos da aglomeração, nem mesmo suas relações externas, com os mercados e instituições de apoio. Por isso, a proposta de oferecer informações qualitativas, mostrando a estrutura e o perfil do arranjo produtivo, é a principal marca deste trabalho.

 

Os resultados aqui apresentados abrangem diversos setores, dentre eles agricultura irrigada, artesanato, cachaça, calçados, camarão em cativeiro, cerâmica, confecções, doces, etc., envolvendo inúmeros municípios afastados da Região Metropolitana de Fortaleza-RMF. Estes resultados não são definitivos, pois o trabalho de identificação e mapeamento dos arranjos produtivos locais realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Local e Regional, em parceria com outras secretarias, como a de Trabalho e Empreendedorismo-SETE, encontra-se em curso.


 

 

Procurar por nome:

Clique aqui para saber mais informações sobre os conceitos de APLs.